' '

21 de junho de 2009

Gibis Disney voltam a ser publicados nos EUA

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Os rumores se confirmaram: a Boom! Studios adquiriu a licença de publicação dos gibis Disney nos Estados Unidos. Em setembro saem as edições de Walt Disney Comics & Stories nº 699 e de Mickey Mouse & Friends nº 296. Outros títulos serão anunciados em breve.

A Boom! já possui a licença dos personagens Disney/Pixar, e vem publicando com grande sucesso séries como Toy Story e Os Incríveis, cujas primeiras edições esgotaram-se rapidamente.

Os novos gibis terão apenas 24 páginas e trarão sucessos recentes da Itália: as sagas Ultraheróis e os Mágicos de Mickey — ambas já publicadas no Brasil, em Aventuras Disney. (Aliás, a menos que estejamos muito enganados, será a primeira vez que o Morcego Vermelho dará as caras num gibi americano. O Morcego, alterego de Peninha, é uma criação brasileira dos anos 1970.) O preço de capa será de $ 2.99, contra $ 7.99 das últimas edições da Gemstone, que tinham capa cartonada, papel de qualidade e 68 páginas em lombada quadrada — o chamado 'formato Prestige'. As novas edições seguem o padrão usado pela Boom! nos gibis Pixar.

Note-se que, como de praxe, a numeração dos gibis Disney não será reiniciada. O que é bem típico, mesmo que os títulos fiquem anos fora de circulação. Na mudança da Gladstone para a Gemstone, por exemplo, Comics & Stories ficou sem circular por mais de 4 anos. E Mickey, por mais de 13 anos!

Como colecionadores das edições americanas, ficamos felizes com o retorno das publicações em tão pouco tempo, mas decepcionados com o novo formato. Ainda mais que estava pronta para sair a edição nº 700 de Comics & Stories, com mais páginas dos que as 68 habituais! Ao mesmo tempo, é louvável que a nova editora vise a (re) popularização das HQs Disney em sua terra natal. Os quadrinhos da Gemstone não tinham mesmo esse objetivo, seja pelo preço de capa, seja pela distribuição, que era feita somente em comic shops especializadas ou por assinaturas. Da Gemstone, portanto, ficam apenas as belas capas disponibilizadas e que talvez nunca sejam impressas. Como a mostrada ao lado. E em breve, num post por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.