' '

20 de julho de 2009

Aventuras Disney: Origens

Por José Rivaldo Ribeiro

Em novembro de 2007, chegava às bancas Aventuras Disney #28 Origens e Histórias de Grandes Astros Disney

O gibi juntava, numa única edição, a comemoração de várias datas importantes do ano de 2007. 

Pateta completara 75 anos em maio (debutou no cartoon Mickey's Revue, ainda com o nome de Dippy Dawg); havia 60 anos que Esquálidus tinha aparecido pela primeira vez (na HQ As Aventuras de Esquálidus, publicada pela última vez no legendário Disney Especial #6 — Os Inesquecíveis, de 1973); Margarida completara 70 anos em janeiro (estreou no cartoon Don Donald, ainda com o nome de Donna Duck); e Huguinho, Zezinho e Luisinho, também (surgiram em 17 de outubro de 1937).


Dentre as nove HQs selecionadas está a primeira aparição nos quadrinhos de um dos mais engraçados e cativantes personagens de Walt Disney, o Pateta. Publicada pela primeira vez em 1933 em tiras dos jornais norte-americanos, Pateta: Cheguei! permanecia inédita no Brasil. 

Já em Férias na Divertilândia, Tony Strobl reúne Capitão Gancho, Margarida, Donald, Gastão, Pateta, Vovó Donalda, Professor Pardal, Huguinho, Zezinho & Luisinho, Mickey, Minnie, Chiquinho e Francisquinho, Bafo de Onça, Pluto, Metralhas, Lobão, Bruxa Malvada e Tio Patinhas. Só mesmo o também 'Homem dos Patos' para juntar tantos personagens Disney de universos diferentes numa mesma (e bela) história.

Enquanto isso, Donald, coitadinho, novamente sofre na tira de Taliaferro. A HQ, de 1937, mostra a chegada dos sobrinhos, que iriam parar nas telas no ano seguinte, quando o trio de pestinhas e sem edicão tira em minutos a paz do pobre pato e boas gargalhadas do telespectador, claro!


Muitíssimo bem elaborada, com textos e curiosidades sobre a trajetória de cada personagem, a revista é uma daquelas para ler, reler e guardar. 

Clique aqui para comprar Aventuras Disney em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

12 comentários:

  1. Pateta é um fofo.

    ResponderExcluir
  2. Tem disponível para venda?

    ResponderExcluir
  3. Por favor, façam uma matéria sobre as revistas Disney publicadas em outros países da América Latina, como a Argentina e o México. Tenho curiosidade sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Hum... a revista é de 2007... espero que não seja difícil de achar.

    ResponderExcluir
  5. [b]Já eu gostaria que fosse uma matéria sobre o Mestre Disney:Don Rosa,sou fã dos quadrinhos dele!

    ResponderExcluir
  6. Uma dúvida: esse "Aventuras Disney" veio pra ficar no lugar do saudoso "Almanaque Disney"?

    ResponderExcluir
  7. Falando nisso, bem que poderia ser publicada pela Abril uma nova coleção de quadrinhos históricos da Disney. Seria uma espécie de reedição de Mestres Disney com o formato de O Melhor da Disney, americano e em lombada quadrada. A cada edição um grande autor seria homenageado (Luis Destuet, Paul Murry, Waldyr Igayara de Sousa, Tony Strobl, Eli Leon, Vicar, Luiz Podavin, Al Hubbard, Euclides Miyaura etc.). A primeira edição seria com as melhores histórias de Jorge Kato, o primeiro grande artista Disney brasileiro.

    ResponderExcluir
  8. A edição está disponível!

    Cliquem na imagem ou no link.

    ResponderExcluir
  9. Fábio, está em nossa agenda posts sobre as revistas Disney na América Latina, inclusive as capas inéditas da revista Zé Carioca da Colômbia.

    Xandro, estamos preparando uma lista das HQs de Don Rosa lançadas no Brasil de forma diferenciada.

    André, Aventuras Disney foi de fato, lançada para substituir o saudoso Almanaque Disney.

    ResponderExcluir
  10. A idéia da coleção de quadrinhos históricos da Disney é ótima.O sr. Paulo Maffia deveria selecionar menos histórias italianas.Podia também publicar as séries clássicas como "Tribute to Carl Barks".E que tal "As Obras Completas de Floyd Gottfredson/Renato Canini/Jorge Kato/Don Rosa/Waldyr Igayara de Sousa/etc/etc...

    ResponderExcluir
  11. POR FAVOR PAULO MAFFIA!MAIS HISTÓRIAS DO WILLIAM VAN HORN!PUBLICA AS OBRAS COMPLETAS DELE!MATERIAL BOM É O QUE NÃO FALTA.

    ResponderExcluir
  12. uhu consegui a revista num sebo por 1 real

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.