' '

18 de agosto de 2009

Aventuras Disney: 2º ano

Por E. Rodrigues

Continuando o post iniciado aqui, em seu segundo ano de vida Aventuras Disney continua trazendo grandes aventuras inéditas e a republicação de deliciosas HQs brasileiras, sobretudo com Morcego Vermelho e 00-ZÉro. Nos clássicos, o destaque fica para Paul Murry. No finalzinho, o logo do gibi é redesenhado e fica mais elegante. E a saga Os Mágicos de Mickey, com tradução do legendário Primaggio Mantovi, marca a história da publicação.

#13 (ago/06)
Indiana Pateta e O Último Faraó (roteiro de Augusto Macchetto, arte de Massimo De Vita e cores por Fernando Ventura) abre a edição, seguida pelas reedições das brasileiras Emocionantes Histórias do Oeste, com Pena Kid (roteiro de Arthur Faria Jr. e arte de Eli Marcos M. Leon), e A Armadilha, com 00-ZÉro e Pata Hari (desenhos de Carlos Edgard Herrero). Também são republicadas as HQs de Pateta e Mickey em Quando o Erro Compensa (arte de Paul Murry) e de Tio Patinhas em O Túnel Submarino (roteiro de Guido Martina e arte de Luciano Gatto).

#14 (set/06)
Uma inédita, O Monstro da Lagoa Negra, com Donald (roteiro de Andreas Pihl e arte de Massimo Fecchi) e três reedições: Azar Real, com Pena Submarino (arte de Irineu Soares Rodrigues), O Gás Transmutador, com Mickey e Pateta (argumento de Abramo Barosso, roteiro de Giampaolo Barosso e arte de Sergio Asteriti), e A Janela do Castigo, com os Metralhas (roteiro de Ivan Saidenberg e arte atribuída a Roberto O. Fukue).

#15 (out/06)
A aventura Mickey e Os Senhores das Marés (roteiro de Carlo Panaro, arte de Roberto Vian e cores de Fernando Ventura) ocupa as primeiras 40 páginas do gibi. E são republicadas O Líquido Levitador (arte de Carlos Edgard Herrero), com Morcego Vermelho, Um Osso Duro de Remover (roteiro de Renato Canini e arte de Irineu Soares Rodrigues), com 00-ZÉro e Pata Hari, e Tio Patinhas No País dos Sonhos (roteiro de Jerry Siegel e arte de Romano Scarpa).

#16 (nov/06)
Neste número, uma homenagem aos 75 anos de Pluto. Há desde as tiras de estreia, de Gottfredson (1931), até a aventura de 32 páginas Pluto, Ontem e Hoje (roteiro de Carol e Pat McGreal, com arte de Cèsar Ferioli Pelaez). O gibi também traz HQs de feras como Paul Murry, Tony Strobl e Primaggio. Pluto surgiu em 5 de setembro de 1930, no curtametragem The Chain Gang, dirigido por Burt Gillett.

#17 (dez/06)
Superpato está em Um Herói de Outro Mundo (roteiro de Tito Faraci e arte de Giorgio Cavazzano). O Clube dos Heróis é republicado em Plantão da Confusão (roteiro de Gérson L. B. Teixeira e arte de Irineu Soares Rodrigues), e o clássico de Paul Murry, A Volta do Mancha Negra, de 1964, também.

#18 (jan/07)
Mickey e O Presente de Xamoc (roteiro de Casty e arte de Giorgio Cavazzano) é a HQ italiana inédita, seguida pelas reedições de Morcego Vermelho (O Melhor Lugar, escrita por Júlio de Andrade e desenhada por Carlos Edgard Herrero), 00-ZÉro (Os Mosquitos Não Mentem, com roteiro de Dick Kinney e arte de Al Hubbard), Superpateta X Aquiles (roteiro de Júlio de Andrade e arte de Roberto O. Fukue) e Tio Patinhas (O Tesouro Submarino, com argumento de Werner Wejp-Olsen, roteiro de Jim Kenner e arte de Marco Rota).

#19 (fev/07)
Um elenco estrelado está na HQ da capa, Perdidos no Paraíso (roteiro de Carol e Pat McGreal, também argumentistas, juntos com Peter Höpfner. Arte de Massimo Fecchi). Vespa Vermelha comparece na republicação de O Dragão Chinês (roteiro de Ivan Saidenberg e arte de Carlos Edgard Herrero). Também retornam Quando Voam os Tapetes, com Tio Patinhas (roteiro também de Saidenberg. Arte de Irineu Soares Rodrigues e cores de Acácio Ramos) e o clássico de Carl Fallberg e Paul Murry O Magneto Maravilhoso.

#20 (mar/07)
Donald, Mickey e Pateta estão nas 50 páginas de A Esfera Negra (roteiro de Andreas Pihl e arte de Massimo Fecchi). E duas HQs com roteiro de Saidenberg são reeditadas: 00-ZÉro e Pata Hari em Os Patos do Deserto (arte de Carlos Edgard Herrero) e A Volta Triunfal do Vespa Vermelha (arte de Moacir Rodrigues Soares).

#21 (abr/07)
O logo da revista muda ligeiramente. Donald e sobrinhos voltam no tempo em O Colar do Pirata (roteiro de Gorm Transgaard e arte de Massimo Fecchi). Marcelo Alencar traduz Donald e O Fim do Mundo, de Luciano Bottaro. E o Morcego Vermelho é dominado por Rudini em O Mágico do Mal (roteiro de Ivan Saidenberg e arte de Carlos Edgard Herrero, publicada originalmente em Tio Patinhas #111, de 1974).

#22 (mai/07)
Superpato está na capa e nas mais de 50 páginas da aventura O Retorno à Vila Rosa, de Fabio Michelini e Giovan Battista Carpi. Mickey, o Superagente Secreto: O Mistério do Desfiladeiro da Neblina, é republicada (roteiro de Don Christensen, e arte de Dan Spiegle e Paul Murry).

#23 (jun/07)
São publicados os três primeiros capítulos de Os Mágicos de Mickey, com tradução de Primaggio Mantovi. A saga italiana tem roteiro de Stefano Ambrosio e arte de Alessandro e Lorenzo Pastrovicchio, Alessandro Perina, Marco Gervasio, Marco Mazzarello, Marco Palazzi e Vitale Mangiatordi. Ufa!

#24 (jul/07)
Esta edição traz mais três capítulos da minissérie Os Mágicos de Mickey.

Clique aqui para ler nossos outros posts sobre Aventuras Disney.

Fonte de índices e criadores: Inducks.

Clique aqui para ver as edições de Aventuras Disney disponíveis em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

2 comentários:

  1. Sonho com a edição 16...

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum "Aventuras Disney", mas parece que veio mesmo pra ficar. Me parece uma boa revista.
    Será que ainda dá pra sentir saudades do "Almanaque Disney"?

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.