' '

28 de agosto de 2009

Tesouros Disney — em Quadrinhos


Em agosto de 2006, a editora americana Gemstone iniciou uma coleção em formato americano cujas capas mimetizavam as embalagens dos DVDs Disney Treasures (leia sobre eles aqui). 

Homônima, sua primeira edição foi DISNEY COMICS: 75 YEARS OF INNOVATION — THE OFFICIAL ANNIVERSARY BOOK. Por suas 164 páginas passeavam vários Mestres Disney, como Barks, Rosa, Taliaferro, Gottfredson, van Horn, Scarpa, Canini... 

Canini? Isso mesmo. Raridade num gibi dos EUA, o Brasil deu as caras ali numa HQ de Zé Carioca, por Canini e Fukue (Zé das Filas, de 1980).


O segundo número, de fev/2008, prestou homenagem aos 60 anos de Tio Patinhas: UNCLE SCROOGE: A LITTLE SOMETHING SPECIAL — SIXTY YEARS OF COMICS RICHES. HQs de Barks, Rosa e Rota, entre outros.


A terceira edição seria lançada dez/2008: MICKEY MOUSE IN DEATH VALLEY, em comemoração ao aniversário de 80 anos do camundongo — supõe-se, pois não há nenhuma menção assim na capa. 

Esse volume entrou na espiral de atrasos que os títulos da Gemstone enfrentaram no ano passado e que culminou com a transferência da licença de publicação dos quadrinhos Disney para a BOOM! Studios. Quem sabe daqui a cinco anos?


O quarto volume estava programado para julho passado: DONALD DUCK: 75 UNLUCKY YEARS — THE ONCE AND FUTURE DUCK. Mas as dificuldades financeiras da Gemstone acabaram por sacrificar essa passagem de data tão significativa. As capas dessas duas últimas edições, por sinal, indicavam que a quantidade de páginas do título já seria reduzida para 132.


Por E. Rodrigues
Postado originalmente em 21/abr/2009 dentro de 'Tesouros Disney'. O texto foi agora atualizado.

2 comentários:

  1. Cadê a editora abril fazer isso aki no Brasil??

    ResponderExcluir
  2. Realmente cade fazerem isso pra nós colecionadores aqui, dia de São Nunca talvez.....

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.