' '

25 de janeiro de 2010

Remoção de bancas de jornal em São Paulo

Por E. Rodrigues

Mais de 80 bancas de jornais e revistas do Centro de São Paulo serão despejadas, em mais uma polêmica decisão da prefeitura municipal, que alega risíveis razões de segurança pública — por exemplo, que as bancas serviriam de esconderijo para assaltantes em fuga e que atrapalhariam a visão da polícia metropolitana, entre outras do mesmo nível.

A revista Veja em São Paulo desta semana deu destaque para o assunto, em reportagem de Sara Duarte. E informa que a Banca Central, na Praça da Sé, preparou um abaixo-assinado dos cidadãos contra mais esta arbitrariedade. Segundo a revista, as proprietárias da banca já conseguiram 50 mil assinaturas (poderão contar com as nossas, também).

Depreende-se daí que a prefeitura têm se empenhado arduamente em reduzir o acesso à leitura na cidade. Nos últimos anos, praticamente todas as bancas que vendiam revistas, gibis e livros usados já foram expropriadas, com suas mercadorias apreendidas. Algumas delas, por sinal, eram verdadeiros marcos culturais de São Paulo, onde conseguíamos raridades em quadrinhos que dificilmente se acham em sebos ou lojas virtuais. Curiosamente, os governantes nunca tiveram a mesma dedicação e eficiência no combate à venda de produtos pirateados, notadamente provenientes do crime organizado. É o famoso método "gestão de picuinhas", muito utilizado para encobrir incompetências administrativas em geral.

***

E aproveitando o post e o aniversário de 456 anos de São Paulo, registrem-se as divertidas ilustrações de Laerte no caderno especial da Folha de S.Paulo de hoje, como a abaixo.


3 comentários:

  1. Remover Banca de Jornal é deplorável. É a elitização da cultura: cultura de shopping, cinema (com fast food e estacionamento pago), tv paga, livrarias requintadas e teatro a peso de ouro. Vamos fazer o que, né?? NÃÃÃÃÃÕOOOO!!!!! Vamos protestar contra mais esse absurdo. Parabéns pelo post. Paulo Augusto.

    ResponderExcluir
  2. Verdade..concordo com o amigo Paulo Augusto!

    NÃÃÃÃÃÕOOOO!!!![2]

    ResponderExcluir
  3. O Kassab vai querer transferir as bancas para o Jardim Romano, na Zona Leste, lugar bom pra quem tem bastante papel.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.