' '

14 de janeiro de 2010

Um Tex Especial a la Itália

Por José Rivaldo Ribeiro

Parece que foi ontem, mas lá se vão 10 anos... Quando, nos meses de janeiro e fevereiro de 2000, a Mythos anunciava em suas principais publicações o lançamento de mais um título da Bonelli Comics no Brasil, a revista Tex Especial.

Na época de então, a editora possuía os direitos de publicação dos personagens bonellianos fazia dois anos, e já havia lançado uma série de especiais de Tex, que perduram até hoje, além dos títulos regulares Tex, Tex Coleção e Tex Edição Histórica.






Para a estreia de Tex Especial foi escolhida a HQ Vendetta Navajo, feita especialmente para as comemorações dos 50 anos do ranger mais querido do mundo — com desenhos de Giovanni Ticci e capa de Claudio Villa.

A trama, registre-se, excelente, foi publicada no italiano Tex #455 (set/98), com direito ao encarte especial Le Frontiere di Carta, hoje item raro de colecionador.




Perguntado por um leitor sobre as surpresas que a editora guardava para aquele ano 2000, assim respondeu o editor brasileiro de Tex: Teremos surpresas, sim, e a primeira delas já será no mês de março, com uma edição especial de 112 páginas e uma aventura completa... a história que a Bonelli fez para comemorar os 50 anos de Tex em setembro de 1998”.

Bem, ocorreu que aquela anunciada capa de Tex Especial nunca viu a luz do dia. Porque quando março chegou, a Mythos já havia optado por iniciar um novo título do ranger.



Assim, o que acabou chegando às bancas foi o Almanaque Tex #1. A publicação foi uma espécie de ressurgimento de Almanaque de Faroeste, publicada pela Editora Globo em uma única edição, já que trazia conteúdo semelhante: matérias sobre assuntos relacionados ao lendário velho oeste americano, além de HQs inéditas e clássicas.

E por falar nisso, é interessante notar que até hoje alguns colecionadores e leitores de Tex confundem Vendetta Navajo com Vingança de Índia (de Tex #2, abr/71). Mas ainda que ambas tenham a vingança como pano de fundo, suas tramas são bem distintas. Vingança de Índia "versão brasileira", aliás, é repleta de curiosidades, a começar pelo título sem sentido e pelos cortes sofridos, que deixaram o enredo um pouco diferente do original — mas isso já é assunto para um outro post.


Clique aqui para comprar os lançamentos da Bonelli Comics com 20% de desconto em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

3 comentários:

  1. Grande pard Rivaldo!!
    Como vai?
    Mais um excelente trabalho do crítico de gibis que sabe o que diz.
    Parabens rapaz, teu blog é o canal, tá cheio de pepsi por aí, mais o teu blog que nem coca-cola.

    Valeu simpatia!

    Amadeu-RN

    ResponderExcluir
  2. "Totalmente inédita", que eu saiba, é redundância...

    ResponderExcluir
  3. Um recurso válido para enfatizar o ineditismo da coisa! hehe

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.