' '

15 de março de 2010

Darkwing Duck de volta nos EUA — aqui, algumas curiosidades

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

A Boom! anunciou na Emerald City Comic Con, no último final de semana, que lançará uma minissérie inédita em quatro edições com Darkwing Duck no próximo mês de junho.

O personagem disneyano surgiu num desenho animado, spinoff de DuckTales, em set/1991. E já ganhou adaptação em quadrinhos dois meses depois.  


No Brasil, o personagem estreou nas páginas da coleção Vídeo-Livros, no início de 1998. Composta de dez edições mensais, a série trazia um kit de revista em quadrinhos (36 páginas em formato americano, capa cartonada e miolo em couché, Editora Abril) mais uma fita de vídeo com os desenhos animados dos personagens da revista (Abril Vídeo). Darkwing Duck abriu e fechou a coleção — no #10, em companhia da Turma do Pateta, que por sua vez apareceu sozinha em mais dois números. As outras edições foram estreladas por Talespin — A Esquadrilha ParafusoBonkers (2 edições), Winnie the PoohHappy Holidays e Marsupilami.


Atenção colecionadores de Almanaque Disney e de Tio Patinhas

Nos gibis de linha, registra o Inducks que catorze HQs de Darkwing Duck foram publicadas — entre 1998 e 2000, em Almanaque Disney, Pato Donald e Tio Patinhas. (Além disso, convém registrar, HQs do personagem também animaram as páginas de Disney Explora, do PubliFolha.)


Pois é justamente a edição de estreia do pato em Almanaque Disney que vale a pena destacar. Poucos colecionadores parecem saber, mas há duas edições distintas de Almanaque Disney #322, de mai/98. Olhando-as pelas capas, expedientes, propagandas, lombada... nenhuma diferença. Ao folheá-las, contudo, bingo: uma delas traz encadernada — e até separando uma HQ — o suplemento Zé na Copa. Naquele mês, a revistinha de 32 páginas saiu também encartada no miolo de Pato Donald #2137, Zé Carioca #2101 e Mickey #582. Com Tio Patinhas #394, a mesma situação de Almanaque Disney: houve duas edições distintas, uma delas com o suplemento separado da revista. Taí. Agora é só correr atrás.

As duas versões de Almanaque Disney #322

Nota: as edições de Pato, e Mickey do acervo do Planeta Gibi foram compradas em bancas em São Paulo e já traziam o suplemento encartado. Como essas três revistas eram de grampos, não sabemos se houve também edições com os suplementos à parte (até porque bastaria destacar o Zé na Copa de cada uma delas que isso não as danificaria).

Apresentação e expediente de Darkwing Duck (Vídeo-Livros #1)
Clique para ampliar

A HQ de abertura seria pouco depois republicada em Almanaque Disney #331 (fev/99)

A segunda história, francesa

A minissérie da Boom! será assinada por Ian Brill, de Zombie Tales, e James Silvani, da míni Muppet King Arthur

Uma capa variante provisória
O press release da editora já informa que haverá uma capa C

2 comentários:

  1. Essa observação sobre o "Zé na Copa", só quem comprava as revistas na época (e prestou bastante atenção) soube.

    Ah, e que saudade do Almanaque Disney...

    ResponderExcluir
  2. Aqui vai uma dica legal de um blog de um ex-roteirista do Darkwing Duck, contendo alguns posts com histórias do personagem!
    http://greatestape.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.