' '

29 de março de 2010

Mônica em Inglês: the real one

Por José Rivaldo Ribeiro

Em algumas ocasiões, aqui no Planeta Gibi Blog, falamos dela. Até um arremedo de capa chegamos a montar, baseada em nossa memória. Com ajuda de Marcus Ramone, tivemos a explicação de sua origem pelo próprio Mauricio de Sousa.

E agora finalmente conseguimos um exemplar, para exibição de capa e conteúdo pela primeira vez na net — a bem da verdade, tampouco temos registro de qualquer citação ou exibição anterior deste gibi em qualquer outro meio.

A capa, reprodução de Mônica #39 (Editora Abril, jul/73), exibe orgulhosa o selo que informa a premiação em Lucca, Itália. Há uma discreta variação na tonalidade das cores. A diferença de contorno dos olhos de Mônica, em relação à original, sugere que a ilustração foi repintada.

Em nosso post anterior dedicado a essa revista — provavelmente a mais rara desde Bidu e Zás Trás —, Mauricio explicou sua existência: "Essa edição em inglês foi produzida para eu levar para o Congresso de Lucca, Itália, se não me engano em 72. Foi um dos primeiros esforços da empresa para nossos personagens se fazerem entender no exterior e com isso atingirmos o mercado internacional. O gibi até que saiu bonitinho, mas o inglês utilizado deixava a desejar. Não foi brinde de revista e não foi distribuído no Brasil".

A capa original e nossa tentativa da capa, do post anterior (o nosso inglês também deixou a desejar).

A edição tem 36 páginas, formato Pato (13,5 x 21cm), com capa em couché e miolo em offset. Todas as páginas, de capa a capa, são ocupadas pelas HQs listadas abaixo. Não há propagandas de nenhum tipo.

Mônica, publicada originalmente em Mônica #33 (jan/73)

A Ermitã, publicada originalmente em Mônica #6 (out/70)


Horácio, publicada originalmente em Mônica #2 (jun/70)

Jimmy Five? Not yet. Aqui, Cebolinha em inglês era Stanley.
Um Passeio com o Floquinho, publicada originalmente em Mônica #7 (nov/70)

Moni X Cão, publicada originalmente em Mônica #12 (abr/71)

Piteco, publicada originalmente em Mônica #17 (set/71)

Mônica, publicada originalmente em Mônica #39
Quarta capa da revista. "This issue of MÔNICA in english is a non-commercial edition published for internacional promotion. International Manager: Alvaro de Moya." Uma pena, mas algum acidente com tinta estragou boa parte do expediente, e...

...estragou também a capa, que teve que tomar um banho de Photoshop para se tornar apresentável aqui.

9 comentários:

  1. Muito interessante a história desse gibi da Mônica. Bacana ver que até o estúdio do Mauricio de Sousa teve investidas tão humildes de merchandising, quase um fanzineiro distribuindo fanzine em feira de quadrinhos! Realmente as matérias do Planeta Gibi me impressionam cada vez mais. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Erico, ficamos muitos felizes em saber que vc acompanha nosso blog. Obrigado pelos elogios. Noss vemos no próximo mercado, hein?

    ResponderExcluir
  3. Arrisco em dizer que as maiores raridades (em quadrinhos, claro) do Maurício de Souza são as duas séries de revistas em miniatura.

    Antes do famoso Gibizinho da época da Globo, a Abril lançou como brinde umas cinco ou seis edições (os personagens principais, que tinham revista própria na época, mais Bidu e talvez Horácio) que vinham nas revistas periódicas. Embora me pareça que essas histórias não eram inéditas...

    A segunda série era brinde em bandejas de iogurte e só me lembro bem da edição do Cebolinha. Essas edições, sim, eram de historinhas exclusivas.

    Ambas séries são dos anos 80, porém a que era brinde da Danone pode ser que a Turma da Mônica já estive na Globo.

    ResponderExcluir
  4. Numa pesquisa rápida, descobri que a primeira miniatura lançada pela Abril foi na Mônica 176, no ano de 1984. Quando a Coleção Histórica estiver no número 176, quem sabe a Panini relança o brindezinho? (risos).

    ResponderExcluir
  5. Lucrécio, não há dúvida de que as miniaturas são difíceis de serem encontradas. Mas já as vi pelo menos duas vezes no Mercado Livre. Continuo com a ideia de que Zaz Traz e Bidu e, depois, essa Mônica em inglês (que nunca foi comercializada ou distribuída no Brasil, afinal) são as mais raras.
    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Com certeza! Próximo Mercado de Pulgas, estarei lá!

    ResponderExcluir
  7. Seria legal um post sobre as revistas em miniatura porque eu nunca mais as vi, infelizmente. Bidu, eu também até já tinha visto no Mercado Livre mas as mini-revistas, nunca...

    ResponderExcluir
  8. Consegui essa edição em inglês (meio detonadinha mas vale pela raridade)e lendo as historinhas vi que o inglês está bem "poor" mesmo... Mas só de ter divulgado a turminha na Itália na década de 70 já valeu pela ousadia e visão comercial do Maurício. Gostaria de saber se vcs sabem o número de tiragens desta edição em Inglês.
    Lucrécio, concordo com vc que as miniaturas das revistinhas da monica são raridades (principalmente as da danone, pra mim falta pra completar a coleção o do Cebolinha que eu perdi)e acho que elas mereceriam uma matéria em especial tb aqui

    ResponderExcluir
  9. Willy, não sabemos. Aliás, aparentemente só Mauricio mesmo é que se lembrava desse gibi.
    Abraço.
    E.Rodrigues

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.