' '

6 de abril de 2010

O Pato Donald 60 Anos: Clássicos da Literatura Disney + Fac-Símile do #1

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

INFORMAÇÃO ADICIONAL (às 21h30 do dia 07/abr): Esta coleção terá distribuição nacional.

O Planeta Gibi Blog teve acesso às primeiras imagens e detalhes da coleção comemorativa dos 60 anos da revista Pato Donald, Clássicos da Literatura Disney, e divide aqui as informações com seus leitores.

O empolgante projeto terá 20 números, contendo de 120 a 160 páginas cada, dependendo do volume. Todos eles terão textos produzidos especialmente no Brasil pela redação da Abril, com informações, dados e curiosidades sobre as obras literárias, referências de filmes e curiosidades dos quadrinhos. E virão em formato livro (maior que formatinho, menor que americano). O lançamento será entre junho e julho próximos.


No volume 1 teremos três HQs inéditas no Brasil:

Os Três Mosqueteiros
Roteiro de Guido Martina, baseado na obra de Alexandre Dumas, com desenhos de Pier Lorenzo De Vita. I TL 162-AP.
62 páginas.

O Máscara de Ferro
Roteiro de Frank Gordon Payne, também da obra de Dumas, com desenhos de Francesc Bargadà Studio. I TL 1483-B.
26 páginas.

O Capitão Fracasso
Roteiro de Guido Martina, baseado na obra de Pierre Jules Théophile Gautier. Desenhos de Romano Scarpa. I TL 584-AP.
60 páginas.

Ilustração da capa: Fabio Pochet, com arte final de Federica Salfo e cores de Flavio Chiumento.



No volume 2, mais três histórias, sendo as duas primeiras inéditas por aqui.

A Ilha do Tesouro
Argumento de Luciano Bottaro, roteiro de Carlo Chendi e do próprio Bottaro, também autor dos desenhos. Baseado na obra de Robert Louis Stevenson. I TL 216-AP.
90 páginas.

Marujos Intrépidos
Roteiro e arte de Guido Scala, baseado na obra de Rudyard Kipling. I TL 2140-2.
30 páginas.

O Fantasma de Canterville
Roteiro de Alessandro Sisti, baseado na obra de Oscar Wilde, com desenhos de Roberto Marini. I TL 1789-A.
26 páginas. HQ publicada antes em Tio Patinhas Especial #9 (dez/91).

Ilustração da capa: Giovan Battista Carpi. Cores de Flavio Chiumento.
Fonte de indexação das histórias e das ilustrações: Inducks.


A capa no novo fac-símile: fiel ao original, diferentemente da edição de 1984.
Também o formato, por sinal, será o mais próximo possível do original.

O original e o fac-símile de 1984: muitas diferenças — veja nosso post especial sobre isso


O texto de divulgação da Abril não exagera em nada a importância do projeto — que, imaginamos, será lançado igualmente em grande estilo junto à imprensa (televisão incluída!). Confira:

Clássicos da Literatura Disney é uma coleção histórica que celebra os 60 anos de O Pato Donald, a mais bem-sucedida revista em quadrinhos já editada no Brasil. Lançada em 1950 e publicada sem interrupções desde então, O Pato Donald ocupa um cantinho especial no coração dos brasileiros e tem um lugar de honra na história da imprensa brasileira por ter sido a primeira revista da Abril, hoje um dos grupos de comunicação mais influentes da América Latina. Muitas das histórias em quadrinhos que saíram em O Pato Donald estão nesta imperdível coleção, que também traz aventuras totalmente inéditas. Os personagens Disney, tão conhecidos do público, se apresentam aqui em divertidas situações inspiradas nas obras dos maiores gênios da literatura mundial. O resultado não poderia ser outro: cultura, informação e – claro! – horas de entretenimento para toda a família, na melhor tradição de Walt Disney.

Observação nossa: Victor Civita, fundador da Abril, havia lançado em maio de 1950 a revista em quadrinhos Raio Vermelho. Sua editora, então, chamava-se Primavera. O Pato Donald foi, de fato, a primeira revista a trazer, em seu expediente, a marca "Editora Abril". Conforme consta de 40 Anos da Revista Pato Donald (out/90) e de Pato Donald 50 Anos da Revista (jul/00), o gibi chegou às bancas no dia 12 daquele mês de julho, com tiragem de 82.370 exemplares.

28 comentários:

  1. Vcs são fodas!!!!

    ResponderExcluir
  2. sensacionais os desenhos da capa!!:D

    ResponderExcluir
  3. Uma idéia brilhante essa coleção. Vamos esperar agora o preço (que deve variar,já que o número de páginas varia) e como será a qualidade. Creio que será algo semelhante ao que foi a Disnastia Pato. Mas confesso que, por mim, pegadia as 30 edições de 200 páginas lançadas na Itália e faria 20 edições de 300 páginas no formato Big, hehe. Espero que uma das edições escolhidas seja a das Viagens de Gulliver.

    ResponderExcluir
  4. Só espero que faça sucesso e com isso a Abril resolva lançar os volumes com o Mickey, já que a versão da espanha tem 40 volumes e não apenas 20.

    Eu mesmo vou comprar todas as edições religioamentes e divulgar o quanto puder esse material.

    ResponderExcluir
  5. Comprarei tudo. A não ser que o preço seja abusivo (digamos, acima de 20 mangos), o que duvido. Ano de Copa, economia aquecida (note que as revistas serão lançadas justamente nesse período). Se tem divulgação na TV, certamente a tiragem teve ser boa tb (o que deve baratear o produto). Não duvido que seja mesmo semanal. A Abril tem estrutura para isso (conforme vimos nos lançamentos dos DVDs na Veja, por exemplo). O ideal mesmo é que tudo seja lançado esse ano, ao menos.
    As dúvidas que restam são: 1) preço; 2) tamanho exato; 3) qualidade do papel interno e da capa; 4) edições que serão selecionadas. Pelos posts do Planeta Gibi, as edições devem seguir essa coleção espanhola. Como por lá foram 40 volumes, fica-se a dúvida do que será públicado por aqui. Imagino que serão os 20 primeiros volumes de lá. Mas também pode haver alguma seleção das obras mais conhecidas por aqui (se seguirem a ordem de lá, edições como O mundo perdido, Conto de Natal, Viagem ao centro da Terra e O médico e o monstro podem ficar de fora). Creio que estão praticamente confirmadas as edições 1, 2, 5, 9 e 13 da versão espanhola. Se fizer sucesso, aposto que essa coleção pode ser extendida. Bora comprar, galera!!!!

    ResponderExcluir
  6. Matheu$ Guarany07/04/2010, 09:30

    Puxa, que coleção imperdível! Farei questão de comprar tudo, inclusive, se sobrar grana, comprarei o número 1 da coleção mais duas vezes.

    Eu aposto que, daqui uns 5 anos, esses volumes estarão valendo uma bela grana cada um, como acontece atualmente com OMD e Mestres Disney, que são vendido a preços altos!
    Por essas e outras, aposto que o Rivaldo e o Ed comprarão toneladas dessas edições, hehe...

    Abçs.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, o fac-símile tem até uma mancha!!! O_o'

    ResponderExcluir
  8. Eu vou comprar, será que vai ser no formato da saudosa biblioteca do escoteiro mirim? ao menos as histórias parecem valer a pena..só falta saber o preço para já ir me preparando

    ResponderExcluir
  9. Pô, só perderei uma edição desta coleção se faltar dinheiro! Muito legal, original e especial!! Vocês do Planeta Gibi são ótimos, ter exclusiviadede assim, nem na China!!!

    ResponderExcluir
  10. F.A.N.T.Á.S.T.I.C.O.

    Bateu a ansiedade...

    Parabéns pelo post... estupendo...

    ResponderExcluir
  11. ESTUPENDO!!! FANTÁSTICO!!! E, até certo ponto, SURPREENDENTE!!!

    Há tempos sabemos que a venda de quadrinhos Disney vai mal das pernas. Apesar disso, a Abril (ainda bem!) mantém-se firme e, de forma até teimosa, continua lançando coleções que nos fazem vibrar de alegria e emoção, ao constatar que nossos personagens queridos continuam em voga.

    Pelos menos por esses dois primeiros volumes, a coleção está seguindo à risca a edição espanhola. Só que, pelo que a Abril já informou, aqui serão apenas 20 volumes. Lá foram nada menos que 40. Há, ao que penso, duas possibilidades: ou a Abril tenciona ser plenamente fiel à edição espanhola e, se a coleção obtiver sucesso, poderá lançar os 20 volumes derradeiros noutra oportunidade futura; ou vai fracionar a coleção espanhola e publicar, aqui, apenas as que histórias consideradas melhores. Torço para a primeira opção, que, para se concretizar, vai depender, também, da vendagem destes primeiros 20 volumes. Por isso, como fizeram alguns amigos nas postagens acima, conclamo a galera a comprar e divulgar!

    VAMOS LÁ, GENTE.

    Agora, é fazer a contagem regressiva e controlar a ansiedade, se possível.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  12. Matheu$ Guarany07/04/2010, 20:32

    Vamos lá gente! Todo mundo comentando! Se esse post alcançar a marca de 50 comentários, o pessoal do Planeta Gibi sorteará um kit com o fac-símile + Clássicos da Literatura Disney n°s 1 e 2!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu tô mais interessado no fac-simile.
    Detesto HQs italianas!!!

    ResponderExcluir
  14. Confesso que Esperava um Pato Donald 60 anos nos moldes dos 25, 30, 40 e 50.

    Lebram?

    Planeta, porque voces não fazem um post bem legal só sobre essas edições de aniversário do pato?
    sem querer exigir claro.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom! Serão publicadas HQs inéditas no Brasil de diversas épocas!

    ResponderExcluir
  16. Bem eu, como um Barksista ferrenho, tamnbem não sou muito chegado nos italianos, não. Eu tambem preferia uma edição luxuosa com os Melhores do Donald, inclusive com um pouco dos italianos. Mas eu aceito concorrer ao brinde.

    ResponderExcluir
  17. Senhores!

    Não é permitida a propaganda de Comic Shops ou sites de vendas de gibis nos comentários de nossos posts.

    Agradecemos a compreensão!

    ResponderExcluir
  18. Tudo que tinha para ser lançado de Barks já foi feito. Que venham as histórias italianas. As antigas são de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  19. O que disse ontem nao foi propaganda,muito pelo contrario,disse que agora com o nº1 sendo republicado em seu tamanho original,facilitara vendedores inscrupulosos de sites tão inescrupulosos quanto,de enganar pessoas ingenuas apresentando-o como numero 1 original.

    ResponderExcluir
  20. Bom, eu também não sou tão apreciador das HQs italianas, preferia mil vezes que lançassem tiras antigas do Donald, ou outras aventuras clássicas. Não estou reclamando porque sei que vale muito a pena ter essa coleção na estante, tanto que eu pretendo comprar todos!
    Só resta saber o preço e o formato...

    ResponderExcluir
  21. Vou comprar só por causa do fac-símile. Os quadrinhos Disney italianos são insuportáveis. Odeio. Nem de longe se compara ao material de Barks, Don Rosa e as histórias produzidas no Brasil.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal do PGB: Parabéns pelo blog, é parada obrigatória diária esperando pelas novidades. Imagino, pela qualidade das informações que vocês postam, que haja um certo acesso ao Paulo Maffia ou a algum dos responsáveis pelos quadrinhos Disney. Não seria possível adiantar alguma coisa sobre a qualidade das capas e das páginas ? (se bem que serão muito bem-vindas, é apenas curiosidade e antecipação).
    Abraço, e obrigado pelo blog.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, César. Continue seguindo-nos. Quando tivermos mais informações sobre esta coleção, postaremos aqui.

    ResponderExcluir
  24. Muito linda essa coleção, vai valer a pena, apesar do preço, que com certeza será salgado para a maioria.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.