' '

14 de agosto de 2009

Aventuras Disney: 2005-2009

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

"Infelizmente, a revista Aventuras Disney foi cancelada no número 48. Desde janeiro, diferentemente das nossas outras publicações Disney, ela começou a sofrer uma forte queda nas vendas, o que nos obrigou a parar, agora no número 48. O que eu queria deixar bem claro, antes que as cornetas do apocalipse comecem a tocar, é que o problema foi específico deste título. Nossas outras revistas Disney estão indo muito bem, obrigado!"


O triste aviso foi de Paulo Maffia, responsável pela pesquisa e seleção de histórias dos gibis Disney, hoje, via Orkut. Maffia, no entanto, procurou trazer alívio aos leitores e colecionadores Disney, reafirmando a publicação de especiais e antecipando novidades, conforme segue.

História e Glória da Dinastia Pato, "publicado pela primeira vez no Brasil em formato americano, na íntegra, com todos os episódios, tradução e colorização primorosas, textos explicativos e um capítulo extra inédito (distribuição nacional)". Clique aqui para saber mais sobre este especial.

DuckTales Especial, "que será em formatinho, com 192 páginas (distribuição nacional)". Esta revista deverá trazer a republicação da minissérie A Odisseia do Ouro, publicada originalmente, no Brasil, em Tio Patinhas #435 a 441 (out/01 a abr/02). Clique aqui para ler nosso post sobre esta edição.

As edições especiais Mickey Férias, Pato Donald Férias, Pateta Férias e Tio Patinhas Férias passam a ser trimestrais (nos meses que não são férias escolares elas ganham o título de Extra). Cada revista terá 36 páginas, com lançamento nacional no final de setembro. (Zé Carioca Férias continuará, mas não haverá um 'Zé Carioca Extra'.)


Maffia também disse que estão em estudos mais especiais, para ainda este ano. E que no ano que vem teremos "novidades excelentes nas revistas Disney". A recuperação de histórias antigas de Murry, Strobl e outros vão continuar "em um primeiro momento na revista do Zé, e depois....(não dá para dizer, pessoal, desculpe). Em meu nome e da Editora Abril, queríamos pedir desculpas pelo ocorrido".

O Planeta Gibi Blog está preparando um post especial sobre Aventuras Disney. O gibi, lançado em agosto de 2005 para substituir Almanaque Disney, pode não ter sido um sucesso nas bancas, mas tinha um lugarzinho especial no coração dos colecionadores e leitores Disney. Constatamos isso pelo perfil dos clientes da loja virtual: de fato, AVD sempre foi um dos títulos Disney mais procurados e vendidos do site. Dá um aperto no coração publicar um post desses, mas a vida continua.

27 comentários:

  1. NÃO ACREDITO.
    A NÃO,ACREDITO SIM.
    MENOS UM.AQUI VAI UMA SUGESTÃO :AUMENTAR O NÚMERO DE PÁGINAS DOS OUTROS GIBIS.

    A qué sabé?Acho que era o pior gibi da linha.

    MAS SÃO MENOS PAGÍNAS...-80...

    ResponderExcluir
  2. (ate parece)Podiam relançar o Almanaque Disney continuando a numeração a partir do 373,aí seria uma boa troca.

    ResponderExcluir
  3. Cadê o jornalista Paulo Ramos agora pra defender a permanência de Maffia em detrimento à Primaggio?

    ResponderExcluir
  4. Maffia defende a reta tentando nos enganar anunciando edições extras com histórias velhas. Igaiara e Victor Civita devem estar se revirando no túmulo. Espero que pelo menos os responsabeis daAbril tenham a decencia de colocar a cabeça no travesseiro e não conseguir dormir por destruir a paixão de gerações e gerações de leitores. pronto-falei.

    PAULO JOSÉ

    ResponderExcluir
  5. O gibi era maravilhoso, era a unica coleção da disney que eu tinha completa.
    é uma perda tremenda, agora eu sei o que setiu meu pai quando ficou triste com o cancelamento do almanaque disney.
    Voces da Abril não tão nem ai pra nós. eu detesto outros infantis, amo gibis da disney. Pelomenso focou os outros, antes de pensar em cancelar um gibi como tio Patinhas pensem no vazio e tristeza que variass gerações vão sentir.

    Jessica de Pirassicaba SP

    Muito triste

    ResponderExcluir
  6. História e Glória com colorização primorosa? Será que chamaram o mesmo colorista que tá detonando o Zé Carioca???????????????????????

    ResponderExcluir
  7. Bom, Ok, tudo bem. Já estamos incluindo mais esse cancelamento para a já extensa e vergonhosa lista de fracassos dessa editora à frente dos quadrinhos Disney!
    Já que lamentavelmente a Disney não quer trocar de editora, só nos resta pedir para que essa editora aí não retome o Almanaque Disney e cancelem essa panacéia de "especiais de férias trimestrais" e especial disso e daquilo.

    Ao invés dessas experiências, que tal melhorar o papel e a qualidade gráfica dos quadrinhos que ainda sobraram?
    E óbvio, né?!: distribuir profissionalmente os gibis para que possam ser comprados por alguém. Ninguém compra gibi invisível!
    É difícil?

    JÁ BASTA DE FRACASSOS, colecionador Disney não é rato de laboratório!

    ResponderExcluir
  8. E o duro é que tem mais colecionador,do que leitor habitual.Eles tratam melhor os idiotas que lêm 1 gibi por ano.E as cartas são todas inventadas."COLORIZAÇÃO PRIMOROSA",um leitor usou essas mesmas palavras numa seção de cartas.

    ResponderExcluir
  9. Eu liguei para a Walt Disney Brasil ontem e consegui o e-mail da pessoa que cuida de publicações. Vamos escrever para a Disney saber o que está acontecendo: ana.silva@disney.com Tomara que a Disney acorde e toque as trombetas para Maffia e cia. ABRIL ESTAMOS DE OLHO!!!!!!!

    Geraldo Azevedo

    ResponderExcluir
  10. Queria saber o que deveria ser feito se uma revista que todo o mês trazia novidades e clássicos não vendesse... É só essa ladainha de "Fora Maffia", parece até que ele invadiu a redação Disney e expulsou o pessoal antigo.

    Carlos

    ResponderExcluir
  11. Escolher melhor as novidades teria sido um bom começo.

    ResponderExcluir
  12. Parece-me bastante simples: os culpados pelo cancelamento são as pessoas que não compravam o gibi. Porque o gibi era bom, muito bom. E tava cada vez melhor.

    Carl Jippes

    ResponderExcluir
  13. Que triste...

    Podiam pelo menos fazer uma edição mais caprichada, em formato americano e preço baixo. Ou que melhorassem a qualidade das páginas...

    Se bem que pra mim não vai fazer tanta diferença, já que praticamentenem chegavam aqui. (Salvador/BA)

    O jeito é aguardar esses especiais sem muita expectativa, pra não cair do cavalo!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei chocado com essa notícia, sem dúvida uma das mais tristes para os quadrinhos disney do Brasil nos últimos anos, pois essa era uma ótima publicação; entretanto, eu acho que nós deveríamos pensar um pouco mais antes de criticar tão duramente Paulo Maffia e a Editora Abril. Sim, foi uma baita injustiça com os leitores - principalmente levando em conta os especiais do Superpato que estavam prometidos -, o Maffia já cometeu inumeros erros e a Abril é repleta de defeitos e péssimas políticas em relação aos quadrinhos DiSney, mas, se olharem como está a situação deles em outros países, verão que temos mesmo é que agradecer por eles ainda estarem sendo publicados por aqui. Vejam bem, eu moro em um recanto esquecido do Rio Grande do Sul, com uma ou duas bancas onde não sei como chegam algumas revistas Diney todo mês, concordo que a distribuição é péssima e os cancelamentos piores ainda, mas acredito que reclamar não vai adiantar nada(inclusive visto que a maioria dos leitores torceu o nariz e fez a mesma ladainha quando Almanaque Disney foi canceldao e substituído por Aventuras), que a editora Abril, apesar dos muitos defeitos, ainda está se importando com seus leitores e mandando a bola pra frente, e que dias melhores estão por vir. Pro alto e avante!

    ResponderExcluir
  15. É fácil tecer comentários anônimos e tacar o pau em cima dos caras, criticar o Paulo Maffia é muito fácil colocar a culpa em cima de alguém é o que a grande maioria das pessoas sabe fazer, os famosos "engenheiros das obras prontas".
    Eu trabalho em meio de comunicação e sei o que é sofrer pressão por meio da cúpula, seja por lucros ou por audiência, se alguém tem culpa do cançelamento de mais uma revista Disney com certeza não é o Paulo Maffia.
    Os corneteiros do apocalipse estão sempre a postos pra tocar o seu hino funesto e depois chutar o corpo caido.
    Ludy

    ResponderExcluir
  16. Ludy, você não sabe do que está falando. A revista foi cancelada porque tava um saco e só meia-dúzia de colecionadores compravam. Os clássicos estavam todos escuros, borrados os textos mexidos e as histórias novas eram apenas razoáveis. Grande coisa que o Maffia fez. Aposto que ele nem lê o que compra. Qualquer leitor faria um trabalho melhor de seleção de histórias. Você só justifica a incompetência porque deve ser igualmente medíocre no seu trabalho. É por causa de leitores que acham que não podemos reclamar que temos que levantar as mãos pros céus por qualquer esmola da Abril é que os gibis Disney estão morrendo. Você não deve lembrar como eram os tempos de editores de verdade como Igayara e Primaggio.

    ResponderExcluir
  17. Amigo, se você acha que os gibis Disney atuais são um saco, a seleção de histórias é péssima e a as republicações piores ainda, que o Maffia é um medíocre e reclamar é melhor do que valorizar o que temos, então, sem ofensas, você é que deve ser um dos culpados pelos quadrinhos Disney estarem morrendo no Brasil. Não estou dizendo que você não tem razão ou que a Abril é o paraíso e Maffia um deus, mas sim que nada temos a ganhar tachando-o de demônio.

    HP

    ResponderExcluir
  18. Ok Anônimo, não vou polemizar com você, não preciso disso.
    Cada um é livre para expressar a sua opinião.
    Ludy

    ResponderExcluir
  19. E essa referência, que fiz anterior não foi pra você HP, foi para o nosso inconformado amigo anônimo, que não aceita opiniões contrárias e que acha que ofender é o melhor caminho para o diálogo.
    Ludy

    ResponderExcluir
  20. Acho que o que foi dito acima é o que todo leitor quer: respeito aos clássicos e publicação de histórias inéditas melhores. Só faltou pedir novas histórias brasileiras, outro absurdo da atual administração da Editora.

    Adilson Fernandes.

    ResponderExcluir
  21. Concordo com Ludy, palavras ofensivas e reclamações sem sentido não cabem em um espaço dedicado a discussões construtivas, estamos aqui para manifestar nossa opinião e não para julgar as dos outros; por isso façamos o melhor uso possível de nossas palavras.

    HP

    ResponderExcluir
  22. Eu vinha procurando pela Aventuras Disney 49, que aguardara ansiosamente desde que anunciado na seção de cartas do Pato Donald (cujas histórias inéditas são fraquíssimas e só tenho comprado para fazer coleção para meu filho de quase um ano, algo que meu pai fez para mim quand nasci) que tanto nessa edição como no número 50 sairiam novamente as primeiras histórias do Superpato. Não estava achando, por isso comecei a desconfiar que talvez o título tivesse ido para o espaço. Fico triste em saber que isso de fato aconteceu, e justamente quando muitos teriam grandes motivos para comprá-lo, porque acredito que em nenhum lugar o Superpato é um ícone tão grande quanto no Brasil.

    ResponderExcluir
  23. Alexandre, na Itália ele tem até revista própria! E fique de olho em nosso blog, pois podemos ter novidades em breve, da Abril, quanto a HQs do Superpato...

    ResponderExcluir
  24. Espero que a Abril não deixe de republicar a origem do Superpato. Das pouquíssimas revistas que sumiram ao longo da minha infância/adolescência, essa história é a que mais me faz falta. O RSS do blog já assino há tempos! :)

    ResponderExcluir
  25. Puxa, fiquei muito triste com a notícia, era muito boa, tinha muitas páginas e comemorava aniversários e publicava muitas séries super bacanas!
    Sentirei falta dela. Meus pesames para todos aqueles fãs e colecionadores da Aventuras Disney!
    http://midiaeecologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Aventuras Disney era uma boa revista sim e é uma pena o fato de que ela não será mais publicada. Quem sabe voltar com o Almanaque Disney é uma boa idéia. Ou então aumentar o número das outras publicações ao invés de ficar criando varias revistas do mesmo personagem. Mas nada contra.Só que eu comprava Aventuras e Almanaque Disney e ai fica ruim. Muito ruim. Ultimamente tem acontecido um grande descaso com os leitores,principalmente os mais antigos e colecionadores. Talvz seja preciso rever ajguns conceitos e mudar muita coisa,porque se tudo estivesse às mil maravilhas,não haveria tantos comentários aqui. E a propósito a qualidade gráfica não tá das melhores,horrível em muitos casos.E ja que estamos aqui, eu moro numa cidade do Rio Grande do Sul em que as pessoas não compram muito essas revistas, então houve um tempo em que a distribuidora parou completamente de mandar certas publicaçoes. Lá fui eu pelea para que pelo menos a revista do Tio Patinhas viesse pra cá. Ultimamente a maioria está vindo, mas os especiais de preço salgado que tanto quero há muito não aparecem. De forma alguma estou desmerecendo minha cidade,mas se há um leitor há uma revista vendida. Tem um comentário aqui dizendo sobre o mesmo problma. A coisa tá feia mas pode melhorar. E é o que todos esperamos.

    ResponderExcluir
  27. Lucas, passado esse tempinho, já dá para sentir bem a falta que Aventuras Disney faz. Ficamos sem espaço para publicar sagas maiores, por exemplo.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.